quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Leitura

Não sei se quem lê esse blog faz faculdade, mas uma grande parte - pelo menos que eu saiba - já fez, está fazendo ou pensa em fazer; até aí tudo chuchu beleza, beijinhosmil. Só que hoje, durante uma aula particularmente estressante, eu me dei conta de que já no começo do semestre eu já estou atolada de coisas para fazer, o que me deixa sem tempo para quaisquer atividades extra-curriculares. Quais? - Tênis, que é uma grande paixão na minha vida. - Sax, que.... não tem explicação - Francês. - LIVROS! Sim, livros! Claro, dentro da faculdade, estejamos nós fazendo graduação, pós ou whatever, nós quase nunca temos tempo de ler coisas que nos interessam que não estejam dentro da bibliografia recomendada pelos professores nos roteiros de semestre... e sabe o que é mais engraçado? A grande maioria deles faz questão de frisar do quão pouco nós lemos e do quanto o nosso português deixa a desejar. "Como vocês serão profissionais dessa área se vocês nem ao menos conseguem se fazer entender por um professor, que é PAGO para entender seu raciocínio?" UI. (Isso porque eu faço faculdade pública, imagina só o que eu teria de aguentar se tivesse de mandar uma mensalidade de arromba por mês) Me dei conta disso pois queria muito ler, ainda esse semestre "Xogum - a Gloriosa Saga do Japão", "A Viagem do Elefante" - sim, erro lamentável, ainda não consegui arranjar um tempo de comprá-lo e lê-lo, a biografia da Maitê Proença, o novo livro do Chico Buarque e estava querendo ler "Por uma nova globalização", do Milton Santos. Se pararmos para pensar, não são lá muitos livros, mas eu já estou ATOLADA no começo do semestre de provas , trabalhos e relatórios - e pelo andar da carruagem, a minha situação não vai melhor muito até o final do semestre, que, por um acaso, vai até dia 20 de dezembro por conta das nossas fantásticas e pouco produtivas "férias suínas". Falando nisso, é por conta dessas primeiras semanas assustadoras que eu nem ao menos me atrevi a sentar as minhas pouco humildes - não no bom sentido, obviamente - nádegas nas frente do computador para postar no blog: entrei em estado de pânico iminente. Então.... conclusão de tudo, pensemos: - a mídia, aquela que nos faz perder tempo assistindo, nos estimula a ler mais livros. - as faculdades, sejam em qual nível for, nos estimulam a ler mais livros. - as pessoas ditas - e também as verdadeiramente - intelectualizadas nos estimulam a ler mais livros. ; mas.... cadê o tempo com tudo que a gente tem que fazer? Se eu que já gosto de ler já acho difícil terminar um livro de 120 páginas, fico imaginando nas pobres pessoas que nunca adquiriram esse hábito e, por pressões internas, se vêem obrigadas a tentar - e normalmente falham consideralmente, já que não encontram TEMPO para isso. Quer saber? Vai entender, cara; eu já me perdi nessa estória há muito tempo. Cheers!

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

©2009Bangalô Mafagafô | by TNB