segunda-feira, 7 de junho de 2010

SOS Tartaruga.

Esse post infelizmente não é bonitinho e não dá dicas sobre beleza ou modos de se vestir.

Como bióloga,eu tenho a obrigação de abrir a cabeça de pessoas que não estejam assim tão informadas sobre determinadas situações que ME competem, que dizem respeito à minha área... assim como, caso ocorra algo que o conhecimento seja de utilidade pública na área de vocês, eu espero que vocês o denunciem ou ponham as outras pessoas, leigas no assunto, a par.


Tartarugas.
Sejam elas marinhas ou não. Tartarugas.
Todos nós já ouvimos falar de projetos que visam a sua reabilitação ao mar/outro hábitat ou que protejam os seus modos de vida - o grande problema é que nós não sabemos o quanto a grande maioria desses projetos tem o "rabo preso" para com grandes empresas poluidoras / construtoras.

O grande problema relativo às tartarugas marinhas hoje em dia é quanto à poluição e à falta de áreas de desova. A questão da poluição é clara e eu não vou me demorar nela; mas... quanto às áreas de desova?

Tartarugas marinhas tendem a depositar as suas ninhadas na mesma praia/área que nasceram. O problema é que: para isso, elas fogem de altos índices de luminosidade. Ou seja: se uma determinada tartaruga X, que nasceu na praia Y, chega até essa praia e se dá conta de que o local está amplamente iluminado, seja por um novo bairro, um resort, uma trilha iluminada de um hotel.... ela pode dar meia volta e, caso não encontre uma área propícia para a desova, pode até mesmo perder a ninhada.
E as grandes construtoras e o governo sabem disso.
Só que a construção de grandes resorts à beira-mar diz mais a respeito sobre o povo brasileiro do que as nossas espécies de tartarugas marinhas restantes. Existe um projeto de um resort português no sul da Bahia - já em construção, by the way - que prevê a iluminação de uma ampla área de praias para que os hóspedes do resort possam realizar caminhadas à noite e melhor aproveitar as praias. Obviamente, eu não preciso nem comentar o fato de que essas praias são (eram) áreas de desova de tartarugas marinhas.

Ok, mas nós não temos ONG's, ou outros projetos, como o projeto TAMAR, que trabalham justamente contra esse tipo de ação?
-Sim, nós temos. Só que, para manter um projeto desse porte e ter algum tipo de significância, eles precisam de DINHEIRO. E quem decide dar patrocínio?
O projeto TAMAR, por exemplo, é patrocinado por ninguém menos do que a Petrobrás. - Vocês precisam que eu continue discursando sobre como isso tudo parece antagônico, não? SIM, a Petrobrás e outras empresas que trabalham com resíduos podem SIM ter consciência ambiental, e eu acredito que muitas pessoas lá dentro a tenham. Só que a realidade simplesmente não é cor-de-rosa e as pessoas que realmente mandam ali dentro não possuem essa consciência - então eles travam o poder de guerra e de barganha do próprio projeto TAMAR, ameaçando tirar a verba.

Baixo, não?


Pois é, eu também acho.

Sem falar que o próprio projeto TAMAR na Praia do Forte, no litoral norte da Bahia, virou um circo muito, MUITO bem iluminado, graças a uma vila luxuosa recheada de resorts juntos - todos eles construídos justamente na praia de desova das tartarugas.


Acreditem no que quiserem - O Brasil é um país de todos.... menos nosso. O povo brasileiro é o que mais perde com esse tipo de ato.

Cheers, hot.


Observação: sei que o post está mal-feito e mal-escrito, mas eu escrevi ele meio que como um desabafo, baseada na aula de uma professora minha. As informações que eu dou aqui foi ela quem me deu (e sim, ela é fonte altamente confiável), assim como para todo o resto da minha sala de aula.
Espero somente que a mensagem seja entendida, mesmo considerando o fato de eu não passá-la da melhor maneira



Seguem mais fotos de tartarugas, pois eu as acho lindas e fantásticas (e tem uma mordida DO MAL):

1 comentários:

Greicy disse...

Nossssaa Helena !!! ki sacanagem nehh ???
eu nao sabia dessas coisasss ! ki triste. tartarugas sao tao lindass !!!
=/
eu leio o blog sempre, msm nao comentando !!
ahh, nao ta mal escrito nao, ta bem legalll !!

olha soh, acabaram as aula práticas e eu nao ganhei um: "mto bem, flipper" snif. hauahuahua
beeeeijao !!

12 de junho de 2010 às 00:37

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

©2009Bangalô Mafagafô | by TNB